Luciano Barbosa empossa presidência do Conselho Estadual de Educação

O vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, destacou a importância do Conselho Estadual de Educação (CEE) para formulação e execução de políticas públicas e o fortalecimento da democracia. Em cerimônia na tarde desta terça-feira (20), Luciano Barbosa empossou o presidente reeleito do órgão, Eliel dos Santos de Carvalho, para o biênio 2018-2020.

“O Conselho, além de normatizar e apontar caminhos, traz consigo as demandas da sociedade alagoana em relação à educação, visto que é composto por diversos segmentos. E isso é muito importante para o fortalecimento da democracia, pois traz essa discussão para as instituições”, disse o secretário, que parabenizou o presidente reeleito, desejando-lhe uma boa gestão para o próximo biênio.

Criado em 1962, por meio da pela Lei Estadual Nº. 2.511, e reformulado pela Lei Nº. 4531, de 1984, o CEE tem o papel de expedir as normas gerais disciplinadoras do ensino nos sistemas oficial e privado e também participa da formulação das políticas de educação do Estado, acompanhando a sua execução. Além disso é uma instância democrática que conta com a representação de todos integrantes da comunidade educacional: instituições, docentes, pais e estudantes das redes pública e privada de ensino.

O presidente reeleito, Eliel dos Santos de Carvalho, falou das conquistas e empreendidas no primeiro mandato e dos desafios dos próximos dois anos de gestão. “No biênio 2016-2017 tivemos cerca de dois mil processos passando pelo Conselho, entre pareceres e resoluções. Agora temos, dentre outras missões, a orientação às escolas públicas e privadas acerca da Base Nacional Comum, resolução de pendências de documentação de unidades de ensino e informatização de todos os documentos do CEE”, adianta.

O presidente

Natural de Maceió, Eliel de Santos de Carvalho possui licenciatura em Letras, graduação em Administração e Mestrado em Administração de Sistemas, tendo construído sua vida profissional como educador e administrador. Lecionou em escolas da rede estadual, municipal e privada e no magistério superior pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).

Como membro do CEE, dentre outras ações, presidiu, por duas gestões, a Câmara de Educação Profissional e integrou a comissão que promoveu a transição das antigas fundações educacionais em universidades públicas e a que instituiu os respectivos Planos de Cargos e Carreira

Ascom – 20/02/2018

(Visited 7 times, 1 visits today)