Grande fornecedora paulista de hortaliças realiza visita técnica a APL em Alagoas

Representantes da empresa paulista Batista Comércio de Legumes S/A chegam a Alagoas nesta quinta-feira (8) para uma visita de campo aos produtores atendidos pelo Arranjo Produtivo Local Horticultura no Agreste. O APL é coordenado pela Superintendência de Desenvolvimento Regional e Setorial (Suder), da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), em parceria com o Sebrae/AL.

Há 37 anos atuando no mercado de produção e distribuição de produtos hortifrutigranjeiros, a empresa é uma das grandes fornecedoras de hortaliças, frutas e verduras para supermercados e para o comércio atacadista em geral, ocupando uma grande área na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais (Ceagesp), em São Paulo (SP).

O gerente comercial Ilton Oliveira e o representante do setor de compras da Batista Legumes, Alexandre Ito, chegam a Maceió com a missão de formalizar parcerias para que os pequenos produtores rurais passem a vender para a empresa paulista, sem a interferência de atravessadores. “Vamos conhecer a capacidade produtiva do Estado de Alagoas e, a partir dessa visita técnica, buscar novos fornecedores para nossa empresa”, disse Ilton Oliveira.

A parceria entre o APL Horticultura no Agreste e a Batista Legumes nasceu ainda em 2016, quando Ilton Oliveira veio a Alagoas e proferiu palestra sobre o agronegócio durante o II Seminário Alagoano de Horticultura, no Agreste do Estado. Na oportunidade, o coordenador do APL, Humberto Sant’ana, foi convidado a ir a São Paulo para conhecer a logística da empresa no fornecimento de alimentos à Ceagesp.

Missão paulista inclui visita à produção de frutas no Agreste alagoano (Fotos: Ascom/Sedetur)

“Estamos bastante esperançosos de que essa parceria com a Batista Legumes se concretize. Eles já atestaram a qualidade das nossa produção de abacaxi, melancia, graviola, entre outros itens. A chance é muito alta de nossos agricultores passarem a fornecer para a empresa, sem a interferência de atravessadores, o que vai garantir um melhor preço ao produtor e, também, ao clientes do Ceagesp”, disse Humberto Sant’ana.

Workshop

Além da visita de campo, os empresários participam do Workshop Fruticultura Sustentável, na sede da Associação dos Produtores Rurais de Limoeiro de Anadia (Asprolimo), no Agreste alagoano, voltado aos produtores rurais, microempresários e empreendedores individuais.

O evento terá como tema a “Comercialização de Frutas para o Mercado Atacadista” e é realizado APL Horticultura no Agreste (Sedetur/Sebrae-AL) e tem como parceiros a empresa Legumes Batista, Asprolimo, Prefeitura Municipal de Limoeiro de Anadia e Núcleo de Estudos Agroecológicos Zumbi dos Palmares.

Programação

Dia 08/11/2018 (Quinta-feira)

Local: Sede da Associação dos Produtores Rurais de Limoeiro de Anadia – Limoeiro de Anadia

Público-alvo: Diretoria Asprolimo, coordenação PAPL e Prefeitura Municipal de Limoeiro de Anadia

09h – Reunião de boas-vindas e alinhamento sobre a visita da Legumes Batista

10h – Visita à área de produção de abacaxi, goiaba, maracujá e graviola

13h – Almoço em Limoeiro de Anadia

14h – Visita à área de produção de abacaxi, goiaba, maracujá e graviola

16h30 – Vista à Unidade de Beneficiamento de Frutas da Asprolimo

17h – Enceramento das atividades

DIA 09/11/2018 (Sexta-feira)

Local: Associação dos Produtores Rurais de Limoeiro de Anadia

Público-alvo: Asprolimo, coordenação PAPL e Prefeitura Municipal de Limoeiro de Anadia

09h às 10h30 – Palestra ‘Comercialização de Frutas para o Mercado Atacadista: qualidade agregando valor’

Palestrante: Ilton Santos (gerente de vendas Legumes Batista)

10h30 às 11h30 – Palestra ‘Boas Práticas na Produção de Frutas: qualidade agregando valor’

Palestrante: Prof. Dr. Valtair Veríssimo (Coordenador do Núcleo de Estudos Agroecológicos Zumbi dos Palmares)

11h30 às 12h – Debates

Ascom – 07/11/2018

(Visited 1 times, 1 visits today)